Prezado usuário,

Enquanto durar a greve dos servidores da UnB, a BCE permanecerá fechada ao público.


Abertura: 24/11 às 19h

Data da exposição: 24/11 a 07/12/2009

Local: Sala de exposições da BCE - Térreo

Nos próximos dias 24 de novembro a 7 de dezembro a Biblioteca Central da Universidade de Brasília - em colaboração com o Programa de Pós-Graduação Música em Contexto,a Profa. Dra. Beatriz Magalhães Castro, responsável pelo Arquivo Claudio Santoro da UnB e a Casa da Cultura da América Latina-DEX - sediará o evento “Claudio Santoro: transitoriedades e permanências”. O evento marcará os 20 anos de morte e 90 anos do nascimento de um dos mais paradigmáticos compositores brasileiros focando a trajetória de Claudio Santoro em Brasília. O evento propõe discutir o seu papel na construção de uma identidade cultural da capital federal nos dois períodos - 1962-1965 e 1979-1989, e sobre dois planos de sua atuação em Brasília, na Universidade de Brasília, na implantação do seu Departamento de Música, e com Maestro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, junto à qual veio a falecer em 27 de março de 1989.

A Exposição conta com a participação da Casa da Cultura da América Latina -DEX-UnB tem a curadoria de Beatriz Castro e reunirá documentação inédita do Arquivo Claudio Santoro da Universidade de Brasília e de arquivos pessoais e/ou institucionais, que incluem materiais de imprensa, gravações inéditas em áudio e vídeo registradas entre 1987 e 1988, depoimentos de colegas, assessores e ex-alunos, escritos pessoais, entre outros aspectos de sua presença em Brasília.

O Concerto Inaugural será realizado no dia 24 de novembro, às 19h, na BCE e, contará com a participação da Orquestra de Cordas da UnB, Beatriz Magalhães Castro, Ney Salgado e Valeska Hedelich, e participação especial de Neusa França, executando obras de Santoro. Dentre estas encontra-se a Introdução e Allegro para Orquestra de Cordas, a partir de cópia recentemente identificada em Londres, constituindo-se na segunda obra resgatada a partir das ações musicológicas do Arquivo Claudio Santoro da Universidade de Brasília. Anteriormente, a Sonata para Viola e Piano, considerada desaparecida pelos herdeiros responsáveis pelo patrimônio arquivístico-musical de Claudio Santoro, foi identificada e executada pelo violista carioca Sávio Santoro e a pianista brasiliense hoje radicada nos Estados Unidos Monica Godoy Tessitore, durante o XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) realizado na UnB em agosto de 2006.

Ainda como testemunho de sua colaboração junto à Universidade de Brasília, será publicado o projeto original inédito da “Faculdade de Música” da Universidade de Brasília apresentado a Darcy Ribeiro em 1962.

Como forma de aprofundar as discussões sobre políticas públicas no acesso à cultura e da propriedade intelectual no âmbito das ações do Estado e da gestão arquivística, será ainda realizado, no dia 30 de novembro, às 9h30 no Auditório da Reitoria, o 1º Simpósio “Arte e Propriedade Intelectual”. Este contará com a participação do Dr. Denis Borges Barbosa (UERJ), Dr. Davi Monteiro Diniz (UnB-PJU), Dr. Estevão Martins Resende (UnB), Dra. Georgete Medleg (UnB-FACE), Dr. André Guerra Cotta (UFMG-Arquivo Curt Lange) e da Dra. Beatriz Magalhães Castro (UnB-Arquivo Claudio Santoro).

O evento será gravado e transmitido pela UnB-TV. O evento é gratuito e suas publicações também serão disponibilizadas gratuitamente; contará ainda com uma exposição virtual permanente no sítio web da Biblioteca Central. Este evento tem o apoio da SECT / FAP-DF e da Universidade de Brasília.

Contato: Profa. Beatriz Magalhães Castro – 8561-4331 / 3107-1113 / 3338-5873
E-mail: bmagalhaescastro@gmail.com / beatriz@unb.br

DICAS DE LEITURA

Existe uma literatura chamada Chick-Lit que é voltada para o sexo feminino. Essa literatura é composta por romances leves, com uma boa dose de humor e que retraram sempre uma mulher vivendo conflitos das mulheres reais.

O boom desse tipo de livro aconteceu com o Diário de Bridget Jones (1996), de Hellen Fielding, que ganhou a empatia e identificação do público ao retratar os conflitos vividos pela protagonista do livro.

Esse estilo gera muita controvérsia, pois os críticos literários referem-se a ela como sendo "literatura de mulherzinha". Críticas a parte, o interessante desses livros é que eles fazem com que o leitor passe boa parte preso na história, querendo saber o que vai acontecer com a "mocinha" e o "bonitão" que ela conheceu, as mentiras que ela contou e as confusões que ela se meteu. O bom humor desses livros rende boas gargalhadas do leitor.

As autoras mais famosas desse segmento são: Marian Keyes (Melancia, Sushi, Férias, Casório, etc.), Sophie Kinsella (O Segredo de Emma Corigan, Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, Lembra de mim?, etc.), Jane Green (Tasha Harris Abre o Jogos e os Príncipes Encantados de Libby Manson) entre outras.


Para maiores informações consultar os blogs:

Lost in Chick-Lit - http://www.lostinchicklit.com.br/
Bem Resolvidas - http://www.bemresolvida.com.br/
Comunidade no orkut sobre Chick-Lit com várias dicas de livros e trocas de opiniões: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=16815470

Livros disponíveis no acervo da BCE:

KINSELLA, Sophie. Os delirios de consumo de Becky Bloom. Rio de Janeiro: Record, 2001. 425 p. Número de Chamada: 820 KI56r=690
KINSELLA, Sophie. Remember me?. New York: Dial, 2008. 389 p. Número de Chamada: 820 KI56s
KEYES, Marian. Casório?!. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 642 p. Número de Chamada: 820(417) K44L =690
KEYES, Marian. Sushi. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. 569 p. Número de Chamada: 820(417) K44s =690 2. ed.
KEYES, Marian. Melancia. 11. ed. [s.l.]: Bertrand Brasil, 2004. Número de Chamada: 820(417) K44s =690 2. ed.
FIELDING, Helen. Bridget jones: No limite da razao. 10. ed. Rio de janeiro: Record, 2002. 444 p. Número de Chamada: 820 FH459b 10. ed. =690
FIELDING, Helen. Causa nobre. Rio de janeiro: Record, 2000. 413 p. Número de Chamada: 820 FH459c =690



 

A BCE elabora de forma gratuita fichas catalográficas para dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas na Universidade de Brasília.

Não farão parte desse serviço monografias de cursos de graduação e especialização lato sensu, bem como trabalhos de mestrado e doutorado de outras instituições;

A ficha somente será elaborada após a defesa do trabalho no respectivo programa de Pós-Graduação;

A Biblioteca tem um prazo de 15 dias úteis para a entrega da ficha, contados a partir da data de recebimento dos dados;

As palavras-chave enviadas pelo aluno não serão necessariamente utilizadas, pois os assuntos do trabalho deverão ser adaptados ao vocabulário controlado da Biblioteca Central;

O formulário em Excel deve ser preenchido por completo no endereço http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dHdzcUxqNjdmTDNGMmgyS2drbHYxOUE6MA ;

A ficha catalográfica devidamente preenchida será enviada por meio eletrônico para o mesmo e mail cadastrado no formulário;

Um arquivo .doc (word) com a folha de rosto, o resumo e o sumário da dissertação/tese,deve ser enviado no formato de Nome do aluno - Matrícula.doc, para o e mail fernandos@bce.unb.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ;

A ficha catalográfica fará parte das informações pré textuais do trabalho e deverá ser impressa, preferencialmente, no verso da folha de rosto, na parte inferior da folha.

Favor preencher os dados de contato corretamente, pois é ele que garantirá o envio da ficha catalográfica.

Qualquer dúvida adicional pode ser solucionada pelo e-mail fernandos@bce.unb.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

O CESOL - Congresso Estadual de Software Livre – Ceará aconteceu em Fortaleza do dia 10 ao dia 13 de 2009. O CESOL desse ano teve como tema "Acesso Livre ao Conhecimento". A professora drª. Sely Costa, diretora da BCE, foi uma das palestrantes convidadas para o evento deste ano. Juntamente com sua equipe de trabalho, a profª Sely apresentou o Repositório Institucional da Universidade de Brasília falou da importância do acesso livre ao conhecimento.



No dia 06/11/2009 a equipe do Repositório da Biblioteca Central participou do I Encontro sobre Gestão de Repositórios Institucionais, realizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT. O Encontro contou com a participação de representantes de 33 instituições públicas de ensino e os representantes da UnB (bibliotecários e analistas de sistema) fizeram um relato da experiência da Universidade na implentação do Repositório Institucional.



Apresentações:





 
 



Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial