Abertura: 24/11 às 19h

Data da exposição: 24/11 a 07/12/2009

Local: Sala de exposições da BCE - Térreo

Nos próximos dias 24 de novembro a 7 de dezembro a Biblioteca Central da Universidade de Brasília - em colaboração com o Programa de Pós-Graduação Música em Contexto,a Profa. Dra. Beatriz Magalhães Castro, responsável pelo Arquivo Claudio Santoro da UnB e a Casa da Cultura da América Latina-DEX - sediará o evento “Claudio Santoro: transitoriedades e permanências”. O evento marcará os 20 anos de morte e 90 anos do nascimento de um dos mais paradigmáticos compositores brasileiros focando a trajetória de Claudio Santoro em Brasília. O evento propõe discutir o seu papel na construção de uma identidade cultural da capital federal nos dois períodos - 1962-1965 e 1979-1989, e sobre dois planos de sua atuação em Brasília, na Universidade de Brasília, na implantação do seu Departamento de Música, e com Maestro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, junto à qual veio a falecer em 27 de março de 1989.

A Exposição conta com a participação da Casa da Cultura da América Latina -DEX-UnB tem a curadoria de Beatriz Castro e reunirá documentação inédita do Arquivo Claudio Santoro da Universidade de Brasília e de arquivos pessoais e/ou institucionais, que incluem materiais de imprensa, gravações inéditas em áudio e vídeo registradas entre 1987 e 1988, depoimentos de colegas, assessores e ex-alunos, escritos pessoais, entre outros aspectos de sua presença em Brasília.

O Concerto Inaugural será realizado no dia 24 de novembro, às 19h, na BCE e, contará com a participação da Orquestra de Cordas da UnB, Beatriz Magalhães Castro, Ney Salgado e Valeska Hedelich, e participação especial de Neusa França, executando obras de Santoro. Dentre estas encontra-se a Introdução e Allegro para Orquestra de Cordas, a partir de cópia recentemente identificada em Londres, constituindo-se na segunda obra resgatada a partir das ações musicológicas do Arquivo Claudio Santoro da Universidade de Brasília. Anteriormente, a Sonata para Viola e Piano, considerada desaparecida pelos herdeiros responsáveis pelo patrimônio arquivístico-musical de Claudio Santoro, foi identificada e executada pelo violista carioca Sávio Santoro e a pianista brasiliense hoje radicada nos Estados Unidos Monica Godoy Tessitore, durante o XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) realizado na UnB em agosto de 2006.

Ainda como testemunho de sua colaboração junto à Universidade de Brasília, será publicado o projeto original inédito da “Faculdade de Música” da Universidade de Brasília apresentado a Darcy Ribeiro em 1962.

Como forma de aprofundar as discussões sobre políticas públicas no acesso à cultura e da propriedade intelectual no âmbito das ações do Estado e da gestão arquivística, será ainda realizado, no dia 30 de novembro, às 9h30 no Auditório da Reitoria, o 1º Simpósio “Arte e Propriedade Intelectual”. Este contará com a participação do Dr. Denis Borges Barbosa (UERJ), Dr. Davi Monteiro Diniz (UnB-PJU), Dr. Estevão Martins Resende (UnB), Dra. Georgete Medleg (UnB-FACE), Dr. André Guerra Cotta (UFMG-Arquivo Curt Lange) e da Dra. Beatriz Magalhães Castro (UnB-Arquivo Claudio Santoro).

O evento será gravado e transmitido pela UnB-TV. O evento é gratuito e suas publicações também serão disponibilizadas gratuitamente; contará ainda com uma exposição virtual permanente no sítio web da Biblioteca Central. Este evento tem o apoio da SECT / FAP-DF e da Universidade de Brasília.

Contato: Profa. Beatriz Magalhães Castro – 8561-4331 / 3107-1113 / 3338-5873
E-mail: bmagalhaescastro@gmail.com / beatriz@unb.br

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial