A BCE possui cerca de 11 mil artefatos em sua biblioteca de Obras Raras entre clássicos da Literatura universal, manuscritos antigos e modernos, primeiras edições de autores brasileiros e portugueses, periódicos literários nacionais e portugueses do século XIX e início do século XX, esculturas, mapas, moedas e obras de reconhecido valor para a pesquisa acadêmica.


Uma das famosas obras da coleção é "História dos Feitos Recentemente Praticados Durante Oito Anos no Brasil e Noutras Partes sob o Governo de Wesel, Tenente-General de Cavalaria das Províncias-Unidas sob o Príncipe de Orange", de Caspar Barlaeus, teólogo e historiador holandês. O livro, publicado em 1647, traz 53 mapas da costa brasileira entre os estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará.

A obra foi escrita a pedido do Conde João Maurício de Nassau para registrar os oito anos do seu governo e é considerada um das mais belas já produzidas sobre o Brasil. As ilustrações foram feitas em cobre utilizando uma técnica denominada Buril.





Não deixe de conferir este rico espaço em cultura, arte e história. O acervo das Obras Raras fica no 2º andar da BCE. O horário para visitas é das 8h às 13h.






0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial