A Diretora da BCE, Sely Costa, presidiu, na última quinta-feira (25/11), uma sessão sobre políticas institucionais de acesso aberto em universidades, que foi, de fato, a primeira sessão da 1ª Conferência Lusobrasileira de Acesso Aberto. Falaram sobre as políticas de suas instituições, o reitor da Universidade de Liege (Bélgica), prof. Bernard Rentier; o vice-reitor da Universidade de Coimbra, em Portugal, prof. Antônio Gomes Martins, e o Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, prof. Orlando Rodrigues.

O professor Bernard Rentir expôs a política da universidade, deixando muito clara a necessidade de envolvimento direto da direção superior da universidade na implementação das políticas, seguido pelos outros dois, que concordaram inteiramente com isso.

Nas três universidades, o papel das bibliotecas foi destacado como essencial para o desenvolvimento desse tipo de projeto, e as políticas têm sido bem sucedidas, graças ao apoio incondicional e crucial da direção superior dessas instituições. A bibliotecária Marília Freitas apresentou a experiência da UnB com esse tipo de iniciativa.







0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial