Blogger Template by Blogcrowds.

A questão da mudança da Capital

O surgimento da nova capital do Brasil no interior do país remete a investidas bem anteriores a 21 de abril de 1960. A edição especial da revista Epopéia, datada de janeiro de 1959, é notável e trás a história da construção de Brasília em forma de HQ.


Edição Especial da Revista Epopéia, janeiro de1959.




A revista conta de maneira abrangente toda trajetória que circunda a mudança da capital para o interior, começando pela formação geológica do planalto central, apontado como a região mais antiga da terra, até o surgimento dos rios da região.



É possível conhecer também sobre as bandeiras que desbravaram o interior do Goiás a procura de ouro e os diversos idealistas sobre tal mudança, como Hipólito José da Costa. O jornalista destitui à “Cidade Maravilhosa” como local ideal para a capital em seu Correio Braziliense de junho de 1808:

"O Rio de Janeiro não possui nenhuma das qualidades que se requerem na cidade, que se destina a ser a capital do império do Brasil". Em 1813, Hipólito José já falava sobre a criação de uma nova cidade que permitisse a abertura de estradas que se dirigissem a todos os portos de mar.




O ilustre historiador Varnhagen (Visconde de Porto Seguro) fez questão de conhecer pessoalmente as terras que ele defendia ser o melhor local para a construção da nova cidade. Ele apontava a região entre as lagoas formosa, feia e mestre d’armas, bem próximo ao terreno onde hoje está firmada nossa Brasília.



Local indicado por Varnhagen para a construção da nova capital.


Já amplamente aceita, discutida e difundida a idéia da interiorização, começaram-se as expedições para demarcação do território onde seria erguida a sede do governo federal. Em 1891 foi formada a Comissão de Estudos da Nova Capital da União, chefiada pelo Dr. Luis Cruls, eminente cientista e Diretor do Observatório Astronômico. No entanto a efetiva construção tardou bastante. Antes de Juscelino cumprir a promessa de campanha feita em seu primeiro comício na cidade de Jataí, ainda tiveram outras duas comissões chefiadas pelos General Djalma Polli Coelho (1947), que apontou a mesma localidade da Missão Cruls, e a comissão chefiada por Marechal José Pessoa, em 1955.




Executando então o que estava previsto em constituição desde 1891, JK põe a cabo a idéia de se fazer 50 anos em 5, história esta que será contada nos próximos capítulos.




Todo esse material e muito mais você pode encontrar na nossa Coleção de Obras Raras, andar superior, de segunda a sexta, das 8h às 13h.


0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial